Ações 2020 | 2021 | companhia brasileira de teatro

Ações 2020 | 2021

Confira aqui os trabalhos realizados pela companhia brasileira de teatro desde março de 2020, quando fomos atingidos pela pandemia Covid-19 e entramos em quarentena, em isolamento. 
 
O projeto A seria, por exemplo, estarmos reunidos num teatro. Ou ainda nas ruas. Ocupando os espaços públicos. Vivendo plenamente as singularidades dos nossos modos de existência. Dando sentido ao convívio e às praticas coletivas de coexistência. Por muitos motivos viemos parar aqui. Certamente somos corresponsáveis pelo estado das coisas e integramos os movimentos de transformação do mundo. Seguimos. Que gestos artísticos podemos propor a partir desse lugar de agora e que povoem a paisagem devastada do hoje com imagens de vida?

Ações Online –  participações em lives, bate-papos, entrevistas, espetáculos, cursos e filmes com integrantes da companhia brasileira de teatro.

Bem-Vindos à Espécie Humana –  lançamento, pelo Youtube do Sesc Pinheiros, do minidocumentário sobre o processo de criação do espetáculo em 28/10/2020. No dia 29/10/2020 aconteceu um bate-papo com Cássia Damasceno, Giovana Soar, Nadja Naira e Marcio Abreu. 

Por que não vivemos? – a peça ficou em cartaz no Teatro Cacilda Becker em São Paulo de 14 de fevereiro até 01 de março de 2020. Sua temporada foi interrompida por causa da pandemia Covid-19. Retomamos a temporada em espaço virtual em dezembro de 2020, com apresentação durante 3 dias consecutivos dos 3 ATOS da peça. Após as apresentações do terceiro ato, realizamos um bate-papo com o todo o elenco, direção, produção e o público pelo canal do Youtube da companhia. Associado à essa programação realizamos curso Dramaturgia, Performance e processos criativos no Teatro Contemporâneo com Marcio Abreu, Giovana Soar e Nadja Naira nos dias 15 e 17 de dezembro de 2020. Todas as atividades foram GRATUITAS.

Sem Palavras – esse novo processo de criação teve uma semana de residência entre 10 e 15 de março em São Paulo; e encontros virtuais entre maio e junho de 2020.  A equipe segue em criação, desenvolvimento dramatúrgico, e novas residências de criação. Há perspectiva de retomada dos ensaios presenciais em maio e estreia no Instituto Oi Futuro em julho de 2021, além de turnê na França e Alemanha entre setembro e outubro de 2021. 

Em Companhia – A atriz Renata Sorrah e o dramaturgo e diretor Marcio Abreu constróem uma leitura-performance a partir de fragmentos dramatúrgicos das obras em que Renata atuou, em especial às obras que realizou a companhia brasileira de teatro. Lives realizadas no 05/07/2020 pelo Sesc Ao Vivo e Sesc São Paulo e no dia 15/10/2020 pelo Youtube do Sesc Ceará. 

projeto b – Com dramaturgia e direção de Marcio Abreu, o ator Rodrigo Bolzan ativa sua presença e sua memória projetada para o futuro, através de referências presentes em obras como PROJETO bRASIL e Oxigênio, ambas realizadas pela companhia brasileira de teatro. Live realizada no dia 24/07/2020 pelo #emcasacomosesc e Sesc São Paulo.

Dramaturgias do Hoje e do Amanhã – Módulos 1 e 2 – Os módulos desse curso, ambos com caráter expositivo, abordam de maneira analítica, contextual e relacional um repertório dramatúrgico e de processos criativos associados às experiências de pesquisa e criação de Marcio Abreu junto a companhia brasileira de teatro, ao Grupo Galpão e a outrxs artistas e coletivos. Foram realizadas 3 edições do módulo 1 (agosto/2020, novembro/2020, janeiro/2021) e uma edição do Módulo 2 em fevereiro/março 2021.

Krum – participação no Festival FarOFFa no sofá – exibição do registro do espetáculo encenado no Teatro Anchieta, Sesc São Paulo, em outubro de 2014. O espetáculo ficou disponível para acesso gratuito pelo Youtube da companhia brasileira de teatro entre abril e maio de 2020.

Escutas Coletivas – As leituras programadas na série têm sua performance e composição ancoradas numa manipulação e escuta detalhada dos sons das palavras que compõem a dramaturgia escolhida. O encontro também propõe debate entre público e a equipe criativa, logo após a escuta/vivência da obra.