BEH - projeto | companhia brasileira de teatro

BEH – projeto

Ficha Técnica  | Fotos  | Vídeos | Produção |  Clipping |  Pesquisa | Arte Gráfica

Bem-vindo à espécie humana”,  peça da companhia brasileira de teatro, apresenta panorama irônico da evolução humana. Um convite ao diálogo sobre o nosso passado e futuro como espécie. 

 

No best seller do historiador Yuri Noval Harari e no texto do dramaturgo francês Benoit Lambert, o ser humano e sua evolução no planeta Terra em relação a outras espécies e a ele mesmo é apresentada sob a perspectiva da agressividade, e de como as guerras, o sistema capitalista e as religiões abraçam as características humanas e ditam o modos operandi das nossas sociedades complexas. São esses os conceitos presentes na dramaturgia criada pela companhia brasileira de teatro para seu novo espetáculo.

Em cena, as atrizes Cássia Damasceno e Giovana Soar desenham e apresentam para a platéia um inventário de algumas das experiências que nos unem como espécie humana ao decorrer dos séculos: o medo, a religião, o sistema capitalista e a relação com o dinheiro, o consumo, a acumulação e as armas. Ao decorrer dos 45 minutos de espetáculo, de forma irônica e bem-humorada, as duas atrizes questionam as escolhas e desejos do homem animal e sua relação intrínseca com a agressividade, buscando decifrar quais foram os mecanismos que nos trouxeram até o nosso violento presente. 

Ao refletir sobre a evolução do ser humano e como ela recai em nossas vidas íntimas e particulares, uma das buscas da companhia com a obra é pela aproximação com o público jovem – em especial a Geração Z (nascidos entre 1990 e 2010) – dialogando com seus interesses e forma de enxergar o homem contemporâneo, e ainda, tentando entender suas perspectivas – pessimistas ou não – de futuro.  

A peça foi contemplada pelo Edital Novelas Curitibanas 2019 da Fundação Cultural de Curitiba, e realiza essa primeira temporada na cidade de forma gratuita. Os lugares no Teatro Novelas Curitibanas – Claudete Pereira Jorge são limitados (55 cadeiras).