Esta Criança | companhia brasileira de teatro
Patrocínio

Esta Criança

Ficha técnica  | Trajetória | Prêmios | Fotos | Videos | Produção

facebook

 

 O encontro entre a companhia brasileira e a atriz Renata Sorrah. A intimidade revelada em dez situações-limite. Uma seqüência vertiginosa de momentos de intensidade entre pais e filhos. Laços familiares desvendados de maneira direta e concisa. Uma construção dramatúrgica que dialoga com o real sem tentar reproduzi-lo. A teatralidade como potência inventiva e ativadora dos nossos sentidos de percepção do mundo. O outro como dimensão da nossa existência numa obra criada a partir do texto inédito no Brasil do autor francês Joël Pommerat.

 

“Eu gostaria tanto de ter entendido isto mais cedo.
Eu gostaria tanto de ter entendido que a gente não sabe tudo,
que a gente não tem a obrigação de saber de tudo sempre…”
 
 
 

Joël Pommerat,  dramaturgo e diretor francês, é hoje uma das principais referências do teatro de arte no seu país. Ele propõe temáticas ligadas às relações humanas e sociais em seus múltiplos aspectos e aos novos olhares sobre o mundo contemporâneo e suas transformações. Esta Criança (Cet Enfant) é um dos textos mais traduzidos e montados fora da França. Ocupa hoje um lugar de prestígio e de intensa produção junto à sua companhia em importantes teatros da Europa.

 

 

“Eu faço o teatro que eu gostaria de ver no mundo onde vivo. Eu tenho vontade de ir ao teatro para ver um instante no qual se pare, no qual se pare, enfim, de posar. Esta utopia não tem nada a ver com uma busca pela pureza. É simplesmente uma experiência, uma tentativa artística e humana ao mesmo tempo: ir em direção do abandono e menos do controle, ir em direção a um deixar-ser. Não dissimular, não posar, mas mostrar.”“Não é por acaso que pedimos cada vez mais ao ator para ser ele mesmo, para aceitar que coloquem os olhares sobre ele (o que é bem diferente da exibição), para se deixar ver, não é por nada que chegamos a esta vontade e a esta necessidade.”