Sem Palavras – ITAU CULTURAL | companhia brasileira de teatro

Sem Palavras – ITAU CULTURAL

Mapa não está disponível

Data / Hora
Data(s) - 30/06/2022 - 03/07/2022

Localização
ITAU CULTURAL
AVENIDA PAULISTA - SÃO PAULO -


O Itaú Cultural (IC) apresenta, de 30 de junho a 3 de julho, o espetáculo Sem palavras, da Companhia Brasileira de Teatro, que propõe uma reinvenção da linguagem em uma mistura de teatro, dança, música e performance.

programa_sem_palavras_af_pages-to-jpg-0002

Com direção e texto de Marcio Abreu, Sem palavras flagra os deslocamentos e as travessias que ocorrem durante um dia ao redor de um apartamento. No espetáculo, oito pessoas de diferentes corpos, imagens sociais, referências e histórias de vida passam por ali e são a base para reflexões sobre a palavra e também sua ausência, já que a obra aposta em aspectos que possibilitam a comunicação com o público sem o uso da linguagem textual. São apresentadas diversas personalidades, que podem – ou não – habitar um mesmo espaço ou um mesmo corpo.

“O texto de Sem palavras foi escrito em um processo bastante singular, que foi atravessado por esta pandemia e pelo distanciamento da sala de ensaio. Essa experiência influencia bastante na linguagem do espetáculo, e eu quis que isso acontecesse, assim o texto tem essa relação com o real. Ele responde também às condições do mundo e do país e é um gesto artístico de reação a tudo isso”, diz Abreu.

Segundo o diretor e autor, fica evidente que a história do Brasil é criada também pelas palavras que não foram ditas ou que não são escutadas. “A língua é um lugar que se habita, a linguagem é um território de existência. Entender o Brasil como um país formado por muitas histórias que não foram contadas mostra como reivindicar a palavra é algo urgente”, afirma.

Ele revela, ainda, que um dos maiores desafios impostos pela peça foi contextualizá-la neste lugar em que as cenas faladas e as sem palavras tivessem impacto e uma pesquisa dramatúrgica ampla. “Fazer essa separação de texto e dramaturgia foi muito importante no nosso processo. Trata-se de uma escolha ética, estética e política”, completa Abreu.

Com música ao vivo executada por Felipe Storino, o espetáculo tem em seu elenco Fábio Osório Monteiro, Giovana Soar, Kauê Persona, Kenia Dias, Key Sawao, Rafael Bacelar, Viní Ventanía Xtravaganza e Vitória Jovem Xtravaganza. 

Junto com Projeto Brasil e Preto, a atual montagem compõe uma espécie de trilogia feita pela companhia com o objetivo de refletir territórios em que palavra e corpo são elementos indissociáveis, usando a dinâmica da interação entre linguagens diversas.

Confira as informações sobre reserva de ingressos para eventos presenciais.

Sem palavras [com interpretação em Libras]de quinta 30 de junho a sábado 2 de julho, às 20h, e domingo 3 de julho de 2022 às 19h
[duração aproximada: 110 minutos]Sala Itaú Cultural – 224 lugares

[classificação indicativa: 16 anos]

Entrada gratuita

Reserve o seu ingresso [a partir de 22 de junho, às 12h]