Intercâmbios | companhia brasileira de teatro
Patrocínio

Intercâmbios

ParalelasLeituras e Outras Ações | Publicações

PROJETO BRASIL  e PRETO (2016)

PROJETO BRASIL – participação em mostra brasileira em várias cidades da Alemanha. Peça PROJETO bRASIL. Apresentações no Teatro Hellerau em Dresden e no Teatro Mousonturm em Frankfurt na Alemanha.

PRETO – residência artística para criação de novo trabalho intitulado PRETO. Teatro Hellerau, Dresden Alemanha.

 

Projeto Logo Ali (2014)

Oficina, mostra de processo de trabalho e apresentações das peças Isso te Interessa? e Descartes com Lentes. SESC IPIRANGA – SP

 

Nus, Ferozes e Antropófagos (2011-2014)

Intercâmbio que originou o espetáculo de mesmo título, com a Compagnie Jackart/Mugiscué e o CDN de Limoges, Théâtre de L’Union. Projeto desenvolvido em 6 etapas de trabalhos nos dois paises, entre 2011 e 2014.

 

Acto I, II, III (2007/2009/2014)

Evento de intercâmbio entre o Grupo Espanca! (MG) e o Grupo XIX de Teatro (SP), em Belo Horizonte MG. Em 2014 passou a integrar o encontro o Grupo Magiluth de Recife (PE).

 

Ocupação Complexo Duplo – Teatro Glaucio Gil RJ (2013)

Apresentação do espetáculo Isso te Interessa? e Descartes com Lentes.

Ciclo de leituras de textos de Joël Pommerat: O Chapeuzinho Vermelho’ e ‘Teatros em Presença’, direção Marcio Abreu. Trechos de ‘Minha câmara fria’, direção Philipe Vidal. Trechos de ‘Estremeço’, direção Emilio de Melo.

 

Projeto Rumos Teatro – Instituto Itaú Cultural SP (2011/2013)

2013 – Apresentação do espetáculo Vida. Apresentação do trabalho de uma nova companhia: Teatro do Inominável (RJ).

2011 – Evento de intercâmbio com companhias de todo o Brasil. Apresentação de cena resultado do trabalho com o Grupo Espanca! (MG) – Troca de Pacotes.

 

Na Companhia de… (2011/2012)

Evento paralelo dentro do Festival de Teatro de Curitiba

2012 – Programação do Teatro HSBC – Apresentação do espetáculo Isso te interessa? e Oxigênio.

Companhias convidadas: Grupo Magiluth (PE), Phila7 (SP), Mungunza (SP), Trio Quintina (PR).

2011 – Oficinas e leituras dramáticas com os convidados dos Grupos: Cia Clube Noir, Roberto Alvin e Juliana Galdino, Grupo Espanca!, e Bianca Ramoneda, Pierre Pradinas e Thomas Quillardet.

Apresentação do espetáculo Oxigênio. Sede da CBT

 

Distraits, nous Vaincrons (2010)

Criação e apresentação de evento teatro/musical a partir da obra do poeta Paulo Leminski. Desenvolvido em parceria com a Compagnie Jakart/Mugiscué no teatro da Maison de La Poésie em Paris. Exposição de fotos e haikai do autor. Distraits, nous Vaincrons fez parte do processo de pesquisa do Projeto VIDA 2008/2010.

 

Meu nome (2010)

Espetáculo resultado do Projeto de intercâmbio entre a Companhia Brasileira de Teatro e a Casa da Ribeira em Natal/RN, com educandos entre 14 e 18 anos, estudantes de escolas públicas que integram o programa ArteAção com apoio do Instituto Ayrton Senna. Prêmio Funarte de Interações Estéticas.

 

Troca-troca (2010)

Projeto de Trocas entre Companhias durante o FIT de Belo Horizonte com a companhia quatroloscinco (MG).

 

Fórum Teatral França Brasil (agosto 2009)

Iniciativa durante o Ano da França no Brasil, a Companhia Brasileira de Teatro recebe em sua sede a Cia. Os Fofos Encenam, de São Paulo e integrantes das companhias francesas, o Théâtre de La Tentative e a Compagnie Jackart/Mugiscué. Oficinas, debates e apresentações abertas ao público. Casa Hoffman e a sede da companhia brasileira, Curitiba/PR.

 

SP Escola de Teatro (novembro 2009)

Evento de abertura da SP Escola de Teatro. Apresentação da leitura de  Um calcanhar avariado e outras histórias, texto de Manoel Carlos Karam, com o ator Luis Melo e do solo Descartes com lentes, texto de Paulo Leminski com atriz Nadja Naira. Direção: Marcio Abreu.

 

Projeto Encontros do FIT de Belo Horizonte (2008)

Projeto de intercâmbio entre companhias convidadas para o festivais e grupos locais, Luna Lunera (MG) e Cia. Clara (MG).

 

Mostra Lagarce – Ciclo de Dramaturgia Contemporânea (2007)

Apresentação de Apenas o fim do Mundo e da leitura Do Luxo e da Impotência.

Direção: Marcio Abreu

Sede Cia dos Atores – Rio de Janeiro/RJ.

 

Próximo Ato – Instituto Itaú Cultural (2007/2008)

Encontro internacional de teatro contemporâneo.

São Paulo/SP 2007, Porto Alegre/RS 2008.