Pesquisa brasil | companhia brasileira de teatro
Patrocínio

Pesquisa brasil

Apresentação | Ficha TécnicaTrajetória |PrêmiosFotos | VídeosProdução 

 Projeto | Circulação | Seminários | Leituras | Imprensa 

Desde o início do processo de pesquisa e criação da peça brasil, realizamos leituras e encontros na sede da companhia com pesquisadores e colaboradores. Durante a circulação de repertório nas cinco regiões do país houve um intenso trabalho de campo. Essas ações alimentam a pesquisa para a criação de brasil.

brasil

O título é antes de tudo, para a companhia, uma provocação e uma “bússola”. É claro que está em jogo o momento ascendente e contraditório que vivemos hoje no nosso país, com transformações em ritmo acelerado e um crescente interesse do mundo inteiro sobre o que acontece aqui, sem que sejamos capazes de, no calor da hora, absorver e refletir a amplitude da experiência. Mas está em jogo também a lenta transformação que se dá ao longo de vários períodos da nossa história, como na citação de Sérgio Buarque de Holanda em seu Raízes do Brasil: “A grande revolução brasileira não é um fato que se registrasse em um instante preciso; é antes um processo demorado e que vem durando pelo menos há três quartos de século.”

A partir daí, brasil pretende ser o fruto de uma modesta “expedição” pelas 05 regiões do país e do estudo de uma diversificada bibliografia que busca pensá-lo de diferentes formas, incluindo livros de facilitações históricas, resumos e clichês, relatos como o dos irmãos Villas-Bôas, até pensadores fundamentais como Sérgio Buarque de Holanda, Gilberto Freyre, Caio Prado Jr, Darcy Ribeiro e outros, citados nos anexos, além de cronistas, poetas, ficcionistas e antropólogos.

Onde está o registro da história? O que se escreve é verdade? Que dimensão histórica existe no imaginário de um povo? Qual nosso sentido de localização e pertencimento? Como, através da tentativa de pensar um país, e uma língua, pode-se ingressar nos territórios da invenção?

A invenção é o pilar. Não se trata aqui de fazer nenhum retrato ou documento sobre o país, mas de inventar novas possibilidades de mundo a partir do contato criativo, libertário e, necessariamente singular, com realidades plurais constitutivas do Brasil, de sua língua e de seu povo. Inventar novas possibilidades de mundo no teatro, que talvez seja hoje um dos lugares mais significativos de encontro com o outro através da arte, entre semelhanças e diferenças, de manifestação de potências individuais e coletivas e da celebração de dimensões humanas imprevisíveis.

O resultado pretende ser uma obra de teatro inédita, permeável a toda essa experiência e criada por artistas brasileiros que cultivam o frequente diálogo com as culturas de seu país e também com culturas de outros países, o que é coerente com a trajetória da companhia brasileira, que é responsável por um diverso e premiado repertório, que inclui dramaturgia de autoria própria, releitura de clássicos e tradução e montagem de autores contemporâneos inéditos no país e, além disso, realiza frequentes ações de intercâmbio com artistas brasileiros e estrangeiros dentro e fora do Brasil.

A pesquisa

– Realizamos encontros mensais de pesquisa para a criação de uma peça nova, através de estudos sobre o nosso país, com texto de autoria própria, intitulada brasil.

– Realizamos de pesquisa de campo nas 05 regiões do país, através de entrevistas, encontros com artistas e o público e registro de imagens.

– Realizamos de encontros mensais de pesquisa dramatúrgica destinada a escrita de um texto inédito.

– Compartilhamos de idéias entre artistas e companhias de teatro através de encontros com o público após as apresentações.

– Trocamos experiências profissionais entre artistas de diversos estados do país através de sua participação na equipe e elenco da peça brasil e nas peças do repertório.

– Fortalecemos os vínculos da companhia com a sociedade através das  diversas ações destinadas ao público, como seminários, bate-papos, leituras públicas.