PRETO - O Calendário | companhia brasileira de teatro

PRETO – O Calendário

O PROJETO | AS PESSOAS | O PERCURSO

O CALENDÁRIO

Em Maio e Junho de 2016, nós realizamos a peça PROJETO bRASIL em Hellerau, Dresden e em Mousonturm, Frankfurt, na programação do “Festival Projeto Brasil”. Lá nós tivemos os primeiros encontros com artistas brasileiros e alemães, assim como ativistas a respeito dos temas racismo, nacionalismo, identidade, herança, resistência, entre outros, e assim a ideia para PRETO nasceu.

No outono de 2016, todos os colaboradores brasileiros de encontraram em Belo Horizonte e São Paulo para um período de pesquisa sobre o novo projeto. Ao mesmo tempo, nós conversamos sobre possíveis co-produtores no Brasil.

Em Maio e Junho de 2017, nós teremos uma residência de trabalho em Hellerau, Dresden e Mousonturm, Frankfurt. Cada residência terá a duração de duas semanas. É uma fase preliminar prévia ao início dos ensaios. É o momento de pesquisa que estabelece a base da dramaturgia e interação dos artistas de diferentes cidades do Brasil e da Alemanha. É dada principalmente presencialmente, envolvendo trocas e relações criativas entre os artistas participantes. Os ensaios começam concretamente em Setembro de 2017 no Brasil.

O CALENDÁRIO

– Os ensaios estão agendados para Setembro e Outubro de 2017 em São Paulo, Brasil.

– A estreia no Brasil está agendada para Outubro de 2017 em São Paulo.

– A estreia na Alemanha está agendada vpara Janeir de 2018 em Hellerau, Dresden e para Fevereiro em Mousonturm, Frankfurt.

A ideia é realizar um projeto em co-produção. Nós já temos dois co-produtores confirmados na Alemanha: Hellerau, em Dresden e Mousonturm em Frankfurt. E no Brasil, Sesc São Paulo e Petrobras como co-produtores.

Negociações com outros teatros e festivais na Europa e no Brasil estão em processo. Algumas estão confirmadas como Choisy-le Roi, Théatre Paul-Éluard na França, Fevereiro 2018.