Projeto brasil - Imprensa | companhia brasileira de teatro
Patrocínio

Projeto brasil – Imprensa

Apresentação | Ficha TécnicaTrajetória |PrêmiosFotos | VídeosProdução 

Circulação | Pesquisa | Seminários | Leituras

Release | Clipping

 

RELEASE

 brasil” é um projeto de fôlego. Compreende a circulação de peças do repertório do grupo por cinco regiões do país, intenso trabalho de pesquisa e, em 2015, a estreia de um novo espetáculo com dramaturgia original.

 Este trabalho será uma reflexão particular da companhia sobre o país, como resultado das vivências dos artistas, oficinas, entrevistas, leituras, reflexões.

 

 Dividido em três etapas, o projeto já completou sua primeira fase com a apresentação de quatro peças do repertório da companhia (“Vida”, “Descartes com lentes”, “Isso te interessa?” e “Oxigênio”) em cinco capitais do país, entre outubro de 2013 e abril de 2014.

 O início foi no Rio de Janeiro (RJ), onde a companhia fez pequena temporada com apresentações de “Vida”, no Teatro Sérgio Porto. Em novembro daquele ano, a companhia passou por Brasília (DF), com curta temporada de “Oxigênio” no Centro Cultural Banco do Brasil.

 Depois passou ainda por Porto Alegre (Teatro Renascença, em março), Salvador (Teatro Martin Gonçalves, ainda em março) e Manaus (Teatro da Instalação, em abril), capitais nas quais encenou “Isso te interessa?” e “Descartes com Lentes”.

 “brasil”, o espetáculo em formação

 Em todas as escalas do projeto, além dos espetáculos, a companhia realizou oficinas e outras atividades formativas, além do desenvolvimento da pesquisa em cada uma das cidades. Estas pesquisas compreenderam desde conversas com a população local até visitas a lugares menos óbvios e cantos escondidos na tentativa de abranger pontos de vista distintos dos aspectos social, humano e artístico.

 Esta experiência, na estrada, é o ponto de partida para o desenvolvimento de um espetáculo que pretende pensar o Brasil de diferentes formas.

 A segunda fase do projeto, que envolve a criação de uma dramaturgia original e a montagem do espetáculo, está sendo desenvolvida ao longo de 2014. Em 2015, terá início a fase final, com a estreia do espetáculo em Curitiba e uma turnê, que vai contemplar as cinco cidades visitadas neste ano e, ainda, São Paulo.

 O título é, antes de tudo, uma provocação e uma “bússola”, conta o diretor Marcio Abreu. “A invenção é o pilar”, destaca . “Não se trata de fazer nenhum retrato sobre o país, mas de inventar novas possibilidades de mundo a partir do contato criativo com realidades do Brasil e de seu povo. É um trabalho grande e desafiador, que só foi viabilizado com o patrocínio da Petrobras”.

 

CLIPPING

Gazeta do Povo – abril 2013

 [wpdm_file id=13]