Projeto brasil | companhia brasileira de teatro
Patrocínio

Projeto brasil

Apresentação | Ficha TécnicaTrajetória |PrêmiosFotos | VídeosProdução 

Circulação | Pesquisa | Seminários | Leituras | Imprensa

Projeto de manutenção da companhia brasileira de teatro, patrocinado pela Petrobras.

Envolveu circulação de repertório e pesquisa, criação e circulação de um novo trabalho. Abertos ao desafio de se deixar afetar pelas forças plurais e contraditórias que mobilizam os muitos discursos sobre o Brasil, pelas histórias recolhidas a esmo, pela memória resgatada de fatos históricos esquecidos, pelos humores, pelas vozes dissonantes de pensadores reconhecidos e anônimos, pelo rumor, pelo vozerio, pelas texturas e sonoridades que vibram por aí afora, desejamos responder a esses tantos estímulos com a criação de uma peça que habite o campo da invenção e que, uma vez mais, crie pontes em direção ao outro.

O projeto brasil consistiu na pesquisa, criação e produção de uma peça inédita, com texto de autoria própria, a partir de um mergulho na história recente do nosso país e de uma pequena “expedição” por suas cinco regiões.  O intuito foi investigar, além de teorias, comportamentos, visões de mundo e língua para alimentar o processo criativo com uma dimensão empírica e a vivência de realidades plurais do nosso país. O objetivo era criar uma peça de invenção, com linguagem própria, permeável a toda essa experiência.

A escolha do tema brasil como objeto da pesquisa é coerente e também provocador em relação à trajetória da companhia, refletindo-a e, ao mesmo tempo, apontando tentativas para o futuro. É próprio da arte dialogar com o seu tempo, refletindo-o e propondo novas visões. O momento de transformações que vive o nosso país é muito fértil e demanda nosso comprometimento crítico e criativo. Lidar com um tema tão amplo, mas com um recorte específico e singular é um dos pontos que justifica este projeto.

Propor a criação de texto inédito, o que é fundamental para o desenvolvimento da nossa dramaturgia, é parte da estratégia de trabalho e é o que mobiliza a pesquisa que se baseia em referências históricas, deslocamentos e invenção.

O teatro de grupo, o pensamento sobre a nova dramaturgia, os avanços nas ações que aproximam o teatro de seu público e o inserem ativamente na sociedade, o papel que as discussões éticas e estéticas exercem no fortalecimento dos vínculos entre a arte teatral e o público, são questões contemporâneas que serão incorporadas neste projeto a ser realizado por uma companhia sediada fora do eixo Rio-São Paulo, mas conectada com o país e com os movimentos de arte de ponta no mundo.

Estreia da peça PROJETO bRASIL no segundo semestre de 2015.