Escutas Coletivas
Apresentação | Maré | Luto | Imprensa
Dramaturgias sonoras. Vozes no espaço. Pessoas em suas casas conectadas a uma mesma música e a um acontecimento no tempo presente. Escolha um lugar confortável em sua casa, diminua a luz, e prepare seus fones de ouvido para uma experiência sonora.
O evento
Em todos os episódios haverá três movimentos. O primeiro movimento composto por um prólogo/apresentação feito pelo dramaturgo ou diretor da obra, que apresenta e contextualiza a ação; um segundo movimento em que todos escutam a obra criada, juntos; e um terceiro movimento em que se promove um debate entre público e a equipe criativa.
As leituras programadas na serie “Escutas Coletivas”, idealizada e realizada pela companhia brasileira de teatro, têm sua performance e composição ancoradas numa manipulação e escuta mais detalhada de cada som, especialmente dos sons das palavras que compõem a dramaturgia escolhida, não excluindo a entrada e atravessamento de outros instrumentos e objetos sonoros, tampouco de sintetizadores, computadores ou máquinas construtoras sonoras. Uma tentativa de leitura e escuta amparadas nos sons das palavras de um texto dramatúrgico e na sua composição e orquestração sonora a partir de novas tecnologias digitais.
Edições
Maré
Na primeira edição foi apresentado “Maré” (2015), com dramaturgia e direção de Marcio Abreu, desenho sonoro do músico e compositor Felipe Storino, e nas vozes de Cássia Damasceno, Fabio Osório Monteiro, Felipe Storino, Giovana Soar, Grace Passô, Key Sawao, Nadja Naira.
As Escutas Coletivas de Maré aconteceram nos dias 29, 30 e 31 de agosto de 2020, às 20h30, e nos dias 04 e 05 de outubro de 2020 às 20h30.
Luto
Na segunda edição foi apresentado Luto, um exercício sonoro à partir da peça Rubricas de Israël Horovitz. Com tradução, adaptação e direção de Giovana Soar, trilha e ambientação sonora e edição de aúdio por Jo Mistinguett e nas vozes de Giovana Soar, Helen Kaliski e Rodrigo Ferrarini.
As Escutas Coletivas Luto aconteceram nos dias 08 e 09 de Novembro de 2020, às 20h.