Intercâmbios
Ações Paralelas | Leituras e Outras Ações | Publicações | Ações 2020/2021
Residências PRETO (2017)
Residências artísticas para criação de PRETO, contemplando oficinas e mostras de processo. SESC Araraquara SP, SESC Campo Limpo SP, FIT São José Rio Preto SP, Teatro Hellerau em Dresden e no Teatro Mousonturm em Frankfurt na Alemanha.
Circulação peça ESTA CRIANÇA (2017)
Circulação com apresentação da peça ESTA CRIANÇA e realização de debates nos CEUs (Votuporanga, Garça, Lençóis Paulista, Botucatu, Americana, Itatiba, Jundiaí) – São Paulo SP
PROJETO BRASIL e PRETO (2016)
PROJETO BRASIL – participação em mostra brasileira em várias cidades da Alemanha. Peça PROJETO bRASIL. Apresentações no Teatro Hellerau em Dresden e no Teatro Mousonturm em Frankfurt na Alemanha.
PRETO – residência artística para criação de novo trabalho intitulado PRETO. Teatro Hellerau, Dresden Alemanha
Projeto Logo Ali (2014)
Oficina, mostra de processo de trabalho e apresentações das peças Isso te Interessa? e Descartes com Lentes. SESC IPIRANGA – SP
Nus, Ferozes e Antropófagos (2011-2014)
Intercâmbio que originou o espetáculo de mesmo título, com a Compagnie Jackart/Mugiscué e o CDN de Limoges, Théâtre de L’Union. Projeto desenvolvido em 6 etapas de trabalhos nos dois paises, entre 2011 e 2014.
Acto I, II, III (2007/2009/2014)
Evento de intercâmbio entre o Grupo Espanca! (MG) e o Grupo XIX de Teatro (SP), em Belo Horizonte MG. Em 2014 passou a integrar o encontro o Grupo Magiluth de Recife (PE).
Ocupação Complexo Duplo – Teatro Glaucio Gil RJ (2013)
Apresentação do espetáculo Isso te Interessa? e Descartes com Lentes.
Ciclo de leituras de textos de Joël Pommerat: O Chapeuzinho Vermelho’ e ‘Teatros em Presença’, direção Marcio Abreu. Trechos de ‘Minha câmara fria’, direção Philipe Vidal. Trechos de ‘Estremeço’, direção Emilio de Melo.
Projeto Rumos Teatro – Instituto Itaú Cultural SP (2011/2013)
2013 – Apresentação do espetáculo Vida. Apresentação do trabalho de uma nova companhia: Teatro do Inominável (RJ).
2011 – Evento de intercâmbio com companhias de todo o Brasil. Apresentação de cena resultado do trabalho com o Grupo Espanca! (MG) – Troca de Pacotes.
Na Companhia de… (2011/2012)
Evento paralelo dentro do Festival de Teatro de Curitiba
2012 – Programação do Teatro HSBC – Apresentação do espetáculo Isso te interessa? e Oxigênio.
Companhias convidadas: Grupo Magiluth (PE), Phila7 (SP), Mungunza (SP), Trio Quintina (PR).
2011 – Oficinas e leituras dramáticas com os convidados dos Grupos: Cia Clube Noir, Roberto Alvin e Juliana Galdino, Grupo Espanca!, e Bianca Ramoneda, Pierre Pradinas e Thomas Quillardet.
Apresentação do espetáculo Oxigênio. Sede da CBT
Distraits, nous Vaincrons (2010)
Criação e apresentação de evento teatro/musical a partir da obra do poeta Paulo Leminski. Desenvolvido em parceria com a Compagnie Jakart/Mugiscué no teatro da Maison de La Poésie em Paris. Exposição de fotos e haikai do autor. Distraits, nous Vaincrons fez parte do processo de pesquisa do Projeto VIDA 2008/2010.
Meu nome (2010)
Espetáculo resultado do Projeto de intercâmbio entre a Companhia Brasileira de Teatro e a Casa da Ribeira em Natal/RN, com educandos entre 14 e 18 anos, estudantes de escolas públicas que integram o programa ArteAção com apoio do Instituto Ayrton Senna. Prêmio Funarte de Interações Estéticas.
Troca-troca (2010)
Projeto de Trocas entre Companhias durante o FIT de Belo Horizonte com a companhia quatroloscinco (MG).
Fórum Teatral França Brasil (agosto 2009)
Iniciativa durante o Ano da França no Brasil, a Companhia Brasileira de Teatro recebe em sua sede a Cia. Os Fofos Encenam, de São Paulo e integrantes das companhias francesas, o Théâtre de La Tentative e a Compagnie Jackart/Mugiscué. Oficinas, debates e apresentações abertas ao público. Casa Hoffman e a sede da companhia brasileira, Curitiba/PR.
SP Escola de Teatro (novembro 2009)
Evento de abertura da SP Escola de Teatro. Apresentação da leitura de Um calcanhar avariado e outras histórias, texto de Manoel Carlos Karam, com o ator Luis Melo e do solo Descartes com lentes, texto de Paulo Leminski com atriz Nadja Naira. Direção: Marcio Abreu.
Projeto Encontros do FIT de Belo Horizonte (2008)
Projeto de intercâmbio entre companhias convidadas para o festivais e grupos locais, Luna Lunera (MG) e Cia. Clara (MG).
Movimento de Teatro de Grupo de Curitiba (2008)
1 MOVIMENTO DE TEATRO DE GRUPO, intercâmbio entre companhias e grupos locais. Demonstração de trabalhos, leituras dramáticas, performances, cenas e conversas. Companhia Provisória, Cia Senhas de teatro, Vigor Mortis, A Armadilha cia de teatro, Antropofocus, Ator Cômico, Companhia Silenciosa, Alameda Cia Teatral, Obragem Teatro e Cia, ACT Atelier de Criação Teatro, Pausa Companhia.
Espaço ACT, Curitiba/PR 2008.
Mostra Lagarce – Ciclo de Dramaturgia Contemporânea (2007)
Apresentação de Apenas o fim do Mundo e da leitura Do Luxo e da Impotência.
Direção: Marcio Abreu
Sede Cia dos Atores – Rio de Janeiro/RJ.
Próximo Ato – Instituto Itaú Cultural (2007/2008)
Encontro internacional de teatro contemporâneo.
São Paulo/SP 2007, Porto Alegre/RS 2008.