- Apresentação
- Ficha Técnica
Com texto e direção de Marcio Abreu, o espetáculo leva ao palco a memória de uma atriz. Junto a Renata Sorrah, compõem o elenco Rodrigo Bolzan, Rafael Bacelar, Bárbara Arakaki e Bianca Manicongo.
A narrativa habita na memória e no imaginário de uma atriz. A caminho do ensaio, ela lembra que, naquele momento, em um dia em dirigia um carro indo para o ensaio, teve uma sensação inédita, como se o topo da sua cabeça se abrisse e ela tivesse uma súbita consciência do todo. Tudo ficou nítido, ela mesma, as outras pessoas, seu lugar no mundo, as coisas, sua conexão com o universo, o tempo passado e o tempo futuro. Nesse outro estado de consciência, ela revê personagens de sua vida e de sua arte, atravessando o tempo e ressignificando suas existências, ao vivo, hoje.
O espetáculo se passa dentro da cabeça de uma artista. Da Renata, da Nina, da Bianca, da Bárbara, do Bolzan, do Rafael, do Marcio, de todos que criaram esse trabalho. Como se pudessem perceber outras consciências, outras subjetividades, coisas que são, e de repente já não são mais. Coisas que se revelam e desaparecem, algo que se vê e, de repente, já não está mais ou já não é.
AO VIVO – dentro da cabeça de alguém dá sequência a uma das linhas de pesquisa da companhia brasileira de teatro, inspirada em A Gaivota, texto seminal de Anton Tchekhov, refletindo os tempos atuais a partir de diálogos inventivos com os clássicos. Durante o processo de criação, a partir da obra do autor russo, algumas indagações foram feitas para a constituição da dramaturgia, como: quais questões levantadas por Tchekhov atravessam o tempo e chegam até nós, hoje? E de que modo? E que formas são possíveis, hoje? Há formas novas, futuros possíveis?
Também, foram tema de debate os direitos garantidos para uma mulher em uma sociedade ainda machista, etarista e conservadora, assim como o valor da arte, para quem se produz e com quem, os tipos de espaços para se ocupar e construir, a forma como os jovens artistas encontram a própria voz na atualidade, e como se renovar enquanto artista, com e para o público, em uma experiência viva, focada no agora.
De 22 de agosto a 1º de dezembro de 2024
Sessões: Quinta a sábado, 20h; domingos, 19h
Local: Teatro do Sesi-SP, no Centro Cultural Fiesp
Endereço: Avenida Paulista, 1313 – Jardins
Ingressos: Os ingressos gratuitos são liberados a cada segunda-feira, a partir das 8h. Podem ser reservados no site www.sesisp.org.br/eventos
Duração: 90 minutos
Classificação indicativa: 16 anos
Acessibilidade: Sessões com Libras e Audiodescrição aos sábados e domingos.
Não haverá espetáculo nos dias 30 de agosto, 21, 22, 23, 24 de novembro.
FICHA TÉCNICA
AO VIVO
[dentro da cabeça de alguém]
Texto e Direção geral: Marcio Abreu
Pesquisa e Criação: Marcio Abreu, Nadja Naira, Cássia Damasceno e José Maria
Elenco: Renata Sorrah, Rodrigo Bolzan, Rafael Bacelar, Bárbara Arakaki e Bianca Manicongo
Direção de produção e administração: José Maria e Cássia Damasceno
Iluminação e assistência de direção: Nadja Naira
Direção Musical e Trilha Sonora Original: Felipe Storino
Direção de Movimento e colaboração criativa: Cristina Moura
Assistência de direção e colaboração criativa: Fábio Osório Monteiro
Figurinos: Luís Cláudio Silva | Apartamento 03
Direção videográfica: Batman Zavareze
Cenografia: Batman Zavareze, João Boni, José Maria, Nadja Naira e Marcio Abreu
Assistente de Arte: Gabriel Silveira
Edição de vídeo: João Oliveira
Captação das imagens para vídeos: Cacá Bernardes | Bruta Flor Filmes
Design de som: Chico Santarosa
Assistência de Cenografia: Kauê Mar
Assistência e programação de luz: Denis Kageyama e Sibila Gomes
Técnica de vídeo, luz e programação videomapping: Michelle Bezerra
Técnica de luz e som: Dafne Rufino
Assistência de produção: Ará Silva e Jeniffer Rossetti
Cenotécnica: Sasso Campanaro, Alexander Peixoto, Douglas Caldas
Maquinista: Sasso Campanaro
Fotos: Nana Moraes
Programação visual: Pablito Kucarz e Miriam Fontoura
Assessoria de imprensa: Canal Aberto – Márcia Marques, Daniele Valério e Carina Bordalo
Criação e produção: companhia brasileira de teatro
Comments are closed