• Apresentação
  • Release
  • Ficha Técnica
  • Sesc Copacabana

Movimentos Permanentes

Pensamos em criar um trabalho no teatro que nos estimulasse a reencontrar os princípios da alegria e do imponderável. No qual os vínculos com o tempo, as pessoas e os modos de fazer fossem reconfigurados, atravessados pela consciência de tudo o que vivemos nos últimos anos e marcados por uma vivência radical com o presente e as presenças.

Escolhemos VOO LIVRE como nome e sentido, o que nos ajudou a articular os três movimentos ensaísticos, sonoros e visuais que compõem a experiência toda.

ARTE.

TEMPO.

FUTUROS.

Durante 4 semanas ocupamos uma arena gerando encontros e acontecimentos artísticos que perpassam esses três movimentos. A cada semana uma experiência nova, com novos convidados que se juntam ao elenco permanente e, em conjunto, conduzimos os voos.

Uma paisagem humana maravilhosa!

À linguagem do teatro, incorporam-se performance, dança, música, imagens, diálogos, leituras e experimentos que fazem parte de um projeto de criação que inclui uma nova peça de teatro e um filme, previstos para 2024 e 2025, respectivamente.

É uma movida que acontece aqui e agora, mas se conecta com um porvir sonhado.

Pensamos também em reeditar a experiência de quando em quando, como uma plataforma de voo que permanece aberta.

Uma verdadeira alegria compartilhar esses movimentos com vocês!

Marcio Abreu

companhia brasileira de teatro

Rio de Janeiro, setembro de 2023.

companhia brasileira de teatro promove série de ações no Sesc Copacabana

VOO LIVRE reúne Renata Sorrah, Cássia Damasceno, Danilo Grangheia, Felipe Storino com participações de Bárbara Arakaki, Flow Kountouriotis, Leda Maria Martins, Yumo Apurinã, Jessyca Meyreles, Cristina Moura, Rafael Bacelar, Bianca Manicongo, Luiza Mugnol Ugarte e Sidarta Tollendal Ribeiro em três experimentos cênicos que articulam diversas linguagens e modos de conexão com o público

Duas atrizes, um ator e um músico, dez participações, três movimentos distintos: Arte, Tempo e Futuros. VOO LIVRE, projeto de criação e povoação de gestos afirmativos na sociedade por meio das artes vivas, realizado pela companhia brasileira de teatro ocupa a Arena do Sesc Copacabana a partir de 22 de setembro de 2023. O novo trabalho está inserido em um projeto artístico mais amplo, que se organiza em três movimentos: duas ações no teatro e um filme, que tem previsão para acontecer de agora até 2025. 

O primeiro movimento é justamente este VOO LIVRE, que conta com a presença de Renata Sorrah, Cássia Damasceno, Danilo Grangheia e Felipe Storino, mais a participação de artistas, pensadores e outros profissionais convidados a cada semana. O projeto é uma mobilização coletiva que busca ventilar as estruturas de produção artística, colocando no mesmo plano e em simultaneidade os processos criativos, os ensaios e as ações de compartilhamento com o público carioca. 

Ao longo de quatro semanas, será possível conferir três acontecimentos teatrais nos quais se articulam cenas, reflexões, conversas públicas, performances, leituras, escutas, todas compondo três roteiros diferentes, iluminados cada um, por um tema distinto: Arte, Tempo e Futuros, identificados a partir da pesquisa sobre a obra do autor russo Anton Tchekhov. “Ao longo deste mês, perceberemos que a ação de criar e a ação de apresentar/compartilhar com público são simultâneas, como uma única experiência, com seus riscos, tempos e lacunas presentes. Cada dia no processo de ensaio de VOO LIVRE foi autônomo. Cada noite/acontecimento também será. O que está em cena e em jogo é uma sequência de ações no Teatro, na presença do público e de artistas diversos”, revela o diretor Marcio Abreu, que assina a pesquisa e criação com Nadja Naira, Cássia Damasceno e José Maria. 

A partir do texto seminal de Tchekhov, A Gaivota, materiais ligados à memória dos atores, atrizes, performers, poetas, pensadores, e do repertório artístico da companhia brasileira de teatro, cria-se um gesto artístico plural em seus modos de conexão entre artistas e público, e traz a primeiro plano o trajeto e o movimento desse coletivo, pensando e questionando as ideias de chegada e caminho, produto e processo, “destacando elementos que nos permitam realizar ações no agora para criar futuros possíveis”, afirmam. 

As ações articuladas entre os gestos Arte, Tempo e Futuros, contam cada uma com uma estrutura específica e a participação de diferentes convidades: ARTE traz as participações de Bárbara Arakaki e Flow Kountouriotis; TEMPO conta com a presença da poeta, ensaísta, escritora e professora Leda Maria Martins; já FUTUROS receberá Yumo Apurinã, Jéssyca Meyrelles, Bianca Manicongo e Rafael Bacelar. Sidarta Tollendal Ribeiro e Luiza Mugnol Ugarte também integram a performance.

A ficha técnica conta com nomes como Nadja Naira (iluminação e assistência de direção), Felipe Storino (direção musical e trilha sonora original), Cristina Moura (direção de movimento), Batman Zavareze (filme ação FUTUROS), Marina Franco (figurino), Clara Cavour (captação e edição de imagens do espetáculo e câmera em cena) e Pablito Kucarz (programação visual).

Acontecimento artístico a partir da obra de Anton Tchekhov e estudos sobre Arte, Tempo e Futuros

Direção Geral: Marcio Abreu

Pesquisa e criação: Marcio Abreu, Nadja Naira, Cássia Damasceno e José Maria.

Criação e performances: Renata Sorrah, Cássia Damasceno, Danilo Grangheia e Felipe Storino

Colaboração artística, ações, performances: Bianca Manicongo, Bárbara Arakaki, Flow Kountouriotis, Jessyca Meyreles, Leda Maria Martins, Luiza Mugnol Ugarte, Rafael Bacelar, Sidarta Tollendal Ribeiro e Yumo Apurinã.

Direção de produção e administração: José Maria e Cássia Damasceno

Iluminação e assistência de direção: Nadja Naira

Direção Musical e Trilha Sonora Original: Felipe Storino

Direção de Movimento: Cristina Moura

Filme / ação FUTUROS: Batman Zavareze

Figurinos: Marina Franco

Produção Executiva: Fábio Osório Monteiro

Fotos: Nana Moraes

Programação visual: Pablito Kucarz

Assessoria de imprensa: Bruna Paulin

Captação e edição de imagens do espetáculo e câmera em cena | ARTE: Clara Cavour

Técnica de vídeo: Michelle Bezerra

Técnica de luz: Dafne Rufino

Técnico de som: Bob Reis

Técnicos montagem: Bruno Oliveira, João Gaspary

Website: Aristeu Araújo

Parceria: Retrato Espaço Cultural

Criação e produção da companhia brasileira de teatro

Projeto realizado por meio do Edital de Cultura Pulsar do Sesc RJ

Ao longo de quatro semanas, de 22 de setembro e 14 de outubro de 2023, será possível conferir três acontecimentos teatrais nos quais se articulam cenas, reflexões, conversas públicas, performances, leituras, escutas, todas compondo três roteiros diferentes, iluminados cada um, por um tema distinto: Arte, Tempo e Futuros, identificados a partir da pesquisa sobre a obra do autor russo Anton Tchekhov.

ARTE: 22, 23 e 24 de setembro, 12 e 13 de outubro de 2023 às 20h; 24 de setembro, 13 e 14 de outubro sessões extras às 17h. Em ação: Renata Sorrah, Cássia Damasceno, Danilo Grangheia, Felipe Storino, Bárbara Arakaki, Flow Kountouriotis e Clara Cavour.

TEMPO: 29 e 30 de setembro e 1º. de outubro de 2023 às 20h, e uma sessão extra no 30 de setembro, às 17h. Em ação Renata Sorrah, Cássia Damasceno, Danilo Grangheia, Felipe Storino e Leda Maria Martins.

FUTUROS: 6, 7 e 8 de outubro de 2023, sexta, sábado e domingo às 20h, e uma sessão extra no 07/10, às 17h. Em ação: Renata Sorrah, Cássia Damasceno, Danilo Grangheia, Felipe Storino, Yumo Apurinã, Jessyca Meyreles, Rafael Bacelar, Bianca Manicongo, Luiza Mugnol Ugarte e Sidarta Tollendal Ribeiro.

Categories:

Tags:

Comments are closed


Próximos eventos

OUTRAS PALAVRAS
🎭 Curso com Marcio Abreu - Residência de Composição Dramatúrgica e Escritas Criativas
📆 De 26 de fevereiro a 01 de março de 2024
⏰ De segunda a sexta, das 19h às 23h
🎯 Curso Presencial, em São Paulo (Sumaré)

Promovido pelo Centro Cultural - Escola de Audiovisual e Artes Cênica INBOX, inscrições pelo site